19 de março de 2010

Aniversário: dois anos no ar!


Hoje, o RNAse Free completa dois aninhos no ar! E por uma coincidência bem legal é também a minha defesa de mestrado. Por esta razão, vou ficar devendo um post-científico-comemorativo. Mas é por boas razões :-)

Nos últimos 2 anos, compartilhei aqui muitas das coisas que aprendi, mas o blog também me serviu de incentivo para estudar e aprender coisas novas O que a princípio não me pareceu ser uma boa idéia, acabou me conquistando e, hoje, adoro postar!

Por mais que eu tente escrever também sobre coisas não relacionadas ao meu trabalho, eu não consigo fugir muito da biologia molecular e da genética. Não tem jeito: adoro! Depois destes 2 anos, me convenci que o blog é um espaço legal também para discutir algo tão específico. Por mais que não bata recordes de acesso, o blog é diariamente acessado  (média de 20/dia) e volta e meia faço novos contatos e troco idéias com outras pessoas da área.


Por isso, agora o RNAse Free está oficialmente vestindo a camisa da biologia molecular e genética (com pitadas de bioinformática para modernizar a coisa), agora que tenho pelo menos mais 4 longos anos nesta vida de bancada para encher o blog com posts sobre estes assuntos.

Mas além disso, eu quero este ano, FINALMENTE, tirar do papel a idéia de fazer um segundo blog, voltado para divulgação científica. Primeiro, porque eu gostaria de contribuir  com a divulgação da ciência produzida, principalmente, nas universidades brasileiras. Mas também porque, para escrever e manter um blog como este, eu vou ter que trabalhar muito a minha escrita e a minha capacidade de explicar as coisas de uma forma compreensível para pessoas-não-biólogas-moleculares (quase o mundo inteiro). E estas são habilidades que eu preciso melhorar! Vamos ver se desta vez sai! :-)

8 comentários:

Eliane, a Lia disse...

tamo junto e misturado! quer dizer, bora tirar esse blog da gaveta! mas, e o nome?! rsrsrs vamos ter que fazer uma rodada de crepe pra decidir isso...

Vania brasiliensis disse...

Andei lendo umas coisas estes dias e tb tô com super vontade de fazer um blog não-pessoal (e pessoal ao msm tempo, é claro, se é um blog sempre tem um quê de pessoal! enfim) o problema é q tenho mtas idéias e preciso definir melhor as coisas. Senão do jeito que tá eu tinha que fazer mais 3 blogs, o que é logisticamente bem complicaodo heheh. Mas um dia vou conseguir me concentrar e a idéia há de sair, eu tenho fé :P

Vania brasiliensis disse...

este artigo e alguns links nele são interessantezinhos e foram algo q me deu uma renovada nessa inspiração de blog rs]
http://sciencecareers.sciencemag.org/career_magazine/previous_issues/articles/2010_03_05/caredit.a1000024

Juliana Americo disse...

Lia, aposto que com uma rodada de crepes, a gente acha um excelente nome!

Vania, te dou a maior força para fazer um blog deste tipo! Tenho certeza que seria super interessante, já estou curiosa! :-) hehehe mas realmente é bom parar e pensar exatamente no que vc quer fazer antes de mais nada, por esta razão, o meu ainda não saiu do papel, pois tenho que definir melhor algumas coisas.

Vou ler o artigo!

Bjs,

Giselle Andrade disse...

Meu sonho é ter um blog... Tenho um monte de idéias mas nãosei por onde começo. Parabéns pelo seu, beijão!

Juliana Americo disse...

Ter um monte de idéias é um excelente começo! Agora é só colocá-las no papel, ou melhor, na web :-)
Obrigada pela visita!
Bjs

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Acabei de conhecê-lo e achei um máximo! Com certeza voltarei mais vezes.

Ah, por curiosidade, vc faz pós onde?

Abraços,

Michelle.

Juliana Americo disse...

Oi, Michelle,

Obrigada!

Eu faço doutorado em biofísica na UFRJ.

Volte sempre e fique a vontade para postar comentários :-)

Abraços,

Juliana